segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ver o lado bom... E criticar se for o caso :oP

Eu já disse muitas vezes que não vou fazer campanha eleitoral dizendo que “os outros candidatos são todos uns bobões, não sabem nada e só fazem tudo errado; eu, em compensação, sei tudo”. Que é mais ou menos como se faz normalmente, não?

Isso não é uma “estratégia”, como escreveram outro dia em um jornal. É uma crença. Eu não acho que os outros “não sabem nada” e “nunca fizeram nada que prestasse”. Só acho que eu sei muito mais do que eles :o)) .

Olha, é brincadeira, mas eu realmente sei mais do que eles em vários temas. Porque tenho mais interesse, mais curiosidade, mais vontade de aprender. Porque gosto de coisas que eles não gostam; dou importância para temas para os quais eles não dão muita bola – porque são coisas que “não dão voto”, por exemplo (tipo “mudanças climáticas”, que não estão na capa dos jornais e nas manchetes do rádio como os congestionamentos) - ou pior, podem “tirar voto”. Porque participei de mais palestras, seminários, cursos e debates nos últimos anos que todos eles juntos! Porque adoro ouvir as pessoas que sabem de coisas que eu não sei. Porque tenho uma vida que os quatro à minha frente não têm; passo cotidianamente por experiências que são comuns para milhões de pessoas e extraordinárias para eles, tipo pegar ônibus.

***

Em todo caso, não é mesmo uma estratégia, é a renúncia a uma estratégia (de golpear o fígado do adversário, atacando seus defeitos, dizendo o que as pessoas querem ouvir...). Afinal, é fácil meter o pau na Saúde, por exemplo, que melhora ano a ano mas continua muito ruim... Difícil é responder como fazer para que mais médicos queiram trabalhar na periferia, sejam todos gentis e responsáveis, compareçam sempre ao trabalho com pontualidade... E conseguir fazer isso. É impossível? Não. Tem de ser feito? Tem. Mas dizer “eu tenho a solução e daqui a 4 anos vocês vão ver” – ou, pior ainda, “no meu governo não tinha nada disso” -- é mentira.

***

Mas isso não quer dizer que eu tenha feito uma promessa de não criticar os adversários, oras bolas. Porque agora, quando eu critico o Maluf, por exemplo, por querer gastar bilhões tapando o Tietê com concreto e asfalto pra passar mais carro ali, alguém reclama: “Peraí, você disse que não ia falar mal dos outros!”. Se critico a Marta por dizer que o projeto do metrô foi feito pelo Ministério do Turismo, vem alguém: “TÁ VENDO?! Ex-petista ressentida, só entrou na disputa para tirar voto dela”. Se critico o Alckmin porque a educação piorou horrores no governo dele, o Kassab porque resolveu disciplinar o tráfego de caminhões mas não quer nem saber de mexer com os automóveis, lá vem alguém dizer “Eu sabia! Uma vez petista, sempre petista!”.

Nã-ni-na. Reconhecer o que eles fizeram de bom é diferente de SÓ falar o que eles têm de bom!

***

Esta longa digressão vem a propósito de um comentário que eu não vou conseguir deixar de fazer, mesmo que me custe uma rodada de xingamentos petistas. Eu agüento. (E tenho certeza que alguns petistas hão de concordar comigo).

Entrei ontem no site da candidatura da Marta – muito bonito, como era de se esperar. O PT já tem alguma “tradição” em internet e sempre primou pelo cuidado com a comunicação visual, desde o querido Carlito Maia. Mas o conteúdo, ai ai ai...

Eu fico aflita às vezes com o nosso “atraso” em sistematizar e colocar logo no ar o programa de governo – que estamos fazendo desde outubro do ano passado, pouco depois de o PPS decidir que iria ter candidat@ na eleição deste ano. Muitas coisas já estão sendo publicadas nesse tempo todo; o Projeto SP traz textos nossos e colaborações (aliás, estão todos convidados) e compartilha propostas que ainda estão sendo trabalhadas. E tem o www.soninha23.can.br, que aos poucos vai tomando jeito. Mas eu queria ter tudo arrumado, organizado, desde já.

Só que o site da candidatura da Marta está muuuito, mas muito mais “atrasado”. Clicando em “propostas”, por exemplo, você encontra quatro temas: educação, saúde, trânsito e segurança. E só. Não tem meio ambiente, moradia, cultura, esporte, participação popular, inclusão digital, garantia de direitos, crianças e adolescentes, juventude, nada. Pelo menos por enquanto. Claro que vai ter depois... Mas agora tá assim, simplificado demais, cheio de lacunas.

***

A gente pode pensar: “Bom, eles só publicaram o que já está mais elaborado”. Ledo e Ivo engano. Eis as propostas para o trânsito: "Ampliar as linhas do Metrô; construir mais corredores de ônibus; recuperar e ampliar os benefícios do Bilhete Único; abrir ciclovias; melhorar a operação e a fiscalização do trânsito".

Só isso.

Sério, não era a "resposta em 30 segundos" para o SP TV, é uma seção do site. Onde há tempo, espaço e possibilidades para explicar as coisas direito, ilustrar, ponderar... Expor conceitos, detalhar propostas... Que nada. "Ampliar os benefícios do Bilhete Único". Como assim? "Melhorar a operação do trânsito". Ok, isso é o que todos queremos - não uma "proposta". A prefeitura vai fazer isso como?

***

Na Saúde, as propostas são: "Implantar uma rede de Policlínicas para acabar com o atraso nos exames e no tratamento das doenças mais graves; construir o hospital de Brasilândia; construir o hospital de Jaçanã; construir o hospital de Parelheiros; aperfeiçoar as AMAs".

***

Na Educação: criar a Rede CEU, beneficiando toda a cidade; criar centros de qualificação profissional nos CEUs; criar um Centro de Aperfeiçoamento de Professores; implementar o Ensino Fundamental de 9 Anos; aumentar o número de vagas nas creches; trabalhar pela erradicação do analfabetismo. Meio vago, né? (E "implementar o Ensino Fundamental de 9 anos" não é uma "proposta", é um dever do município).

***

Por fim, a Segurança: "Recriar a Secretaria Municipal de Segurança Urbana; recuperar as Bases Comunitárias de Segurança; reestruturar a Guarda Civil Metropolitana; implantar o Observatório de Segurança com sistema de acompanhamento das áreas mais violentas da cidade; ampliar a participação de São Paulo no PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania".

Se ao menos os títulos fossem hiperlinks, a gente clicaria neles e entederia melhor qual é a idéia de "reestruturação da GCM", por exemplo...

E se era só para fazer uma lista de desejos, já podia colocar tudo lá. Meio ambiente: mais árvores, menos poluição do ar e da água. Cultura: mais teatros, cinemas, circos e bicliotecas. Esporte: Mais quadras. :oP

***

Sim, estou sendo irônica, estou. Deixa eu me divertir só um pouquinho, vai... Que eu deixo a Marta trabalhar, hehehe. Não só deixo, como incentivo: cadê as propostas? :o)

***

Em benefício do PT, registre-se que os outros candidatos ainda não têm site de campanha. (Ou vai ver fui eu que não achei...). E o blog da Marta, que até sábado à tarde só tinha um textinho de abertura, agora tem bons posts sobre o ECA, políticas de inclusão, revitalização do centro, educação... Curiosidade e não maldade: será que é ela mesma que escreve?