sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Testando

Sexta-feira, 11:29.

Cabine 13 do Acessa São Paulo no Poupatempo Santo Amaro, próximo ao Largo 13.
Ô número que não me larga! :o)

Eu fui de moto de casa até a São Gabriel, estacionei em uma travessa e peguei um ônibus no corredor.

Por que?

Quatro motivos.

1)Não estava com muito saco pra dirigir (a Santo Amaro é muito apertada e tensa para motos)
2)Tem uma boa opção em transporte coletivo (o corredor, craro)
3)A qualidade do ar realmente está péssima (ontem fiquei com os olhos ardendo e lacrimejando muito quando fui de bicicleta até a Câmara; parecia que tinham jogado ácido); melhor renunciar à moto um pouco
4)Era uma boa oportunidade para dar mais uma examinada no transporte público.

Chegando ao ponto, surpresa nenhuma: ele tem nome (“São Gabriel, 600”), mapa dos arredores, relação das linhas que passam por ali. Mas não o caminho que elas fazem... Tem de adivinhar, perguntar para alguém no ponto ou parar todo ônibus e perguntar para o motorista.

O painel eletrônico informava que faltavam cerca de 4 minutos para o próximo ônibus, e isso é legal. Enquanto eu o fotografava, chegou um ônibus! Veio rápido, parou e pude ver “Largo 13” na placa ao lado da porta. Era o meu.

Um ônibus grande como aquele deveria circular majestosamente, isto é, devagar... Mas não é o caso. Todas as paradas são bruscas.

Tem lugar para prender cadeira-de-rodas – e dois degraus grandes para entrar no ônibus. “Não tem elevador pra cadeirante?”. “Elevador é aqui”, disse o cobrador, apontando para o próprio braço. “Já teve de carregar cadeira?”. “Ô!”.

Queria ver se a lataria do ônibus informa que ele é “acessível” (o que seria uma mentira), mas esqueci. Me distraí com o fato de que ele não parou no ponto (porque estava um caos, com outros ônibus em fila dupla), mas um pouco adiante. As senhorinhas que esperavam para descer ficaram aflitas: “Não vai parar? Não vai parar?” Tiveram de andar uns 10 metros a mais. Para quem caminha com dificuldade como elas, um problema.

Agora vou voltar pra caminhada. Já testei mais um serviço... O Acessa tem softwre livre, gostei.